VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Antibióticos naturais usados pelas vovós do início século passado

Leia AQUI

10 de agosto de 2014

Antibióticos naturais usados pelas vovós do início século passado


Conheça ervas com propriedades antivirais


Ervas eliminam vírus sem a necessidade de compra de industrializa
O uso da fitoterapia para prevenir ou curar certas doenças existe há milhares de anos e já se mostrou eficiente no combate a doenças virais, como resfriados. O principal "remédio" da fitoterapia são as plantas medicinais, que conseguem desempenhar funções parecidas das usadas em remédios industrializados.

Dê uma olhada nas ervas que têm essas propriedades e aproveite. Caso os sintomas persistam, consulte um médico.

Erva cidreira (veja foto acima) - existem diversas pesquisas sobre os efeitos antivirais da erva cidreira. Ela é prescrita para o aparecimento de herpes e aftas. Além disso, é de fácil cultivo. Também é possível fazer um bom chá da erva;

Alho - uma erva que é antiviral, antibacteriana e antifúngica. Não é cara, e você pode usar toda a erva ou tomar cápsulas. No entanto, muitos especialistas concordam que o alho "desodorizado" pode não ser tão eficaz como a erva inalterada. Para desfrutar dos poderes do alho, você pode ferver alho picado em caldo de galinha e saboreá-lo para evitar gripes e resfriados. Cru, o alho deve ser picado e pode ser polvilhado sobre saladas e misturado em receitas de massa. Somente tenha cuidado com o consumo excessivo de alho cru, porque pode ele causar náuseas ao ser ingerido desta forma;

Gengibre - além de ter uma poderosa ação anti-náusea, o gengibre também é antiviral e alivia as dores nas articulações (veja mais aqui). Os chás feitos da erva fresca são saborosos e picantes por conta de suas características. Mas você pode adoçá-lo com mel para ter benefícios adicionais, como o combate aos germes. O recomendável é que, quando aparecer os primeiros sintomas de um resfriado ou gripe, experimente beber o chá de gengibre várias vezes ao dia. E beba como prevenção, se acha que pode ter sido exposto a qualquer tipo de vírus. É uma erva considerada segura, mas não é recomendada para mulheres grávidas.
Leia a matéria completa em:


Economize e evite pesticidas e fertilizantes ao criar seu próprio jardim de ervas

Variedades como hortelã, manjericão, cebolinha, coentro, orégano, salsa, erva-doce e sálvia são populares e fáceis de serem cultivadas
O que dá aquele saber especial aos alimentos e também pode funcionar para aromatizar a casa? Se você respondeu que são as ervas, acertou.
Costumamos adquirir manjericão, cebolinha salsa e outras variedades em feiras ou mercados. No entanto, é difícil saber a quantidade de agrotóxicos e fertilizantes utilizada pelos fabricantes. Uma alternativa mais saudável, econômica e até terapêutica é fazer o seu próprio jardim de ervas.

Escolha o local e as variedades

Primeiramente, reserve um espaço mínimo de 6m x 4m em seu jardim - esse tamanho é suficiente para a criação de ervas para uma família pequena.
Faça uma lista das variedades que você mais usa na cozinha para determinar quais serão plantadas. As mais populares e que crescem com facilidade são: hortelã, manjericão, cebolinha, coentro, orégano, salsa, erva-doce e sálvia.
Atenção: tome cuidado ao plantar hortelã porque ela tende a ser uma planta agressiva e que, se tiver chance, suas raízes alcançarão as de outras plantas, roubando espaço e nutrientes. Deixe-a mais afastada em seu jardim de ervas.

Sementes ou mudas


Existem duas maneiras de você começar seu jardim de ervas: pelas sementes ou pelas mudas. Se você escolheu coentro ou erva-doce, o mais recomendável é plantar as sementes diretamente no solo. O restante das variedades tem crescimento mais rápido a partir da inserção de mudas em vasos que, depois, terão seus conteúdos transferidos para o jardim.
As ervas crescem melhor em solos arenosos e drenados. Se você não tiver certeza sobre qual a textura do seu solo, faça esse teste rápido: pegue um punhado de solo úmido e aperte-o. Se ele mantiver sua forma, é argiloso; se ele se desfizer em sua mão, é arenoso.
Ervas preferem um solo arenoso e consistente, por isso use mulch (qualquer material que se rompa ao longo do tempo para adicionar mais matéria orgânica ao solo), mas evite os fertilizantes nitrogenados (podem causar diversos problemas - saiba mais aqui).
A seguir estão algumas dicas mais específicas sobre os cuidados que se deve ter para cada tipo de erva:

-Hortelã: precisa de uma quantidade mínima de água e apenas a luz solar adequada;

-Manjericão: Mulch é altamente recomendado para solos em que o manjericão será plantado. A erva gosta de muita água e de luz intensa;

-Cebolinha: necessita de rega mínima. A retirada das flores também é recomendável;

-Coentro: não fertilize seu coentro em excesso porque muito nitrogênio vai atrasar o amadurecimento da semente;

-Orégano: cerca de seis semanas após o plantio do orégano, apare a planta antes das flores aparecerem. Isso fará com que ele fique mais denso e espesso;

-Salsa: só precisa de água constante;

-Erva-doce: cresce melhor em clima frio, por isso, evite adquiri-la se você vive em região de clima muito quente. Ela também prefere grande quantidade de água, então regue-a com frequência.

-Sálvia: regue-a regularmente e retire as hastes mais pesadas da planta.

Ervas como lavanda, alecrim e tomilho crescem melhor em vasos. Essas ervas precisam de solo leve, diferente do jardim de ervas. Considere plantá-las em vasos que podem ser posicionados ao lado do jardim de ervas.

Se você for plantar ervas de baixo crescimento, como erva-doce ou cominho, fique atento com as pragas. As ervas de baixa estatura podem ser atacadas por pulgões e ferrugem.


Confira o vídeo abaixo (em inglês) com uma outra maneira de se começar um jardim de ervas:


Fonte:

Nenhum comentário :

Postar um comentário