VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: A época da mamãe

Leia AQUI

28 de outubro de 2012

A época da mamãe




A década de 1940, ou década de 40 ou simplesmente anos 40 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1940 e 31 de dezembro de 1949. Nesta época, os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os estadunidenses explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis no Japão, e supostamente precipitando o fim da guerra. Hitler comete suicídio e Mussolini é fuzilado. Ocorrem também os julgamentos de Nuremberg onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados a Hitler, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.
imagem da web
A moda feminina dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos 40 que Marilyn Monroe surgiu pela primeira vez nas telinhas.

Fatos marcantes
A Alemanha invade a Dinamarca,Noruega, Benelux e a França, entre 1940 e 1941.
A Alemanha perde a Batalha da Grã-Bretanha em 1940.
A Alemanha ataca a União Soviética em 22 de junho de 1941.
O Japão, Alemanha e a Itália perdem as batalhas de Estalingrado, a Primeira de El Alamein, Segunda de El Alamein e de Midway
As forças aliadas invadem as praias de Normandia, na França em 6 de junhode 1944, chamado de Dia D.
Acontece a Conferência de Ialta em fevereiro de 1945, em que os chefes de Estado dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt) e da União Soviética(Josef Stalin), e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) discutem sobre a reorganização da Europa após a Guerra.
A Alemanha rende-se em 7 de maio de 1945.
Criada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 e efetivamente em 24 de Outubro de 1945.
A Segunda Guerra Mundial termina oficialmente em 2 de setembro de 1945.
Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.

LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário :

Postar um comentário