VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Ervas para temperos e chás bem perto da mão

Leia AQUI

7 de setembro de 2012

Ervas para temperos e chás bem perto da mão

É ótima e prática a  ideia de plantar ervas de uso culinário o mais perto possível da cozinha. Minhas tias e minha mãe plantavam assim. 


Mesmo morando em apartamentos é possível ter alguns desses temperos plantados em casa, em vasos ou em jardins aéreos.




Meio metro basta para seis ervas muito usadas: manjericão, cebolinho, salsa, alecrim, tomilho e hortelã.




Uma faixa vertical ou horizontal  ao longo de uma parede, ou mesmo em vasos separados, é um excelente local para o jardim de ervas culinárias.




Lindas tinas e toneis que podem ir para o terraço.

Para criar um jardim definitivo, e muito fácil de cuidar, examine a possibilidade de plantar ervas entre os degraus de uma escada, entre os aros da roda de uma velha carroça, ou até mesmo entre a moldura envidraçada de uma pequena janela velha.
Apóie a moldura de madeira com um ou dois tijolos sobrepostos e preencha cada espaço com a mistura de solo apropriada à erva a ser plantada ali.

Para salsa, cebolinha, hortelã, segurelha e aneto, utilize terra enriquecida, cheia de húmus, e para a maioria das outras ervas, terra fofa e arenosa.

A maioria das ervas culinárias, especialmente manjericão, cebolinho, aneto e sálvia, produzem folhas maiores e melhores quando aparadas.
Se aparar demais, cave em volta e ponha um pouco de adubo ou acrescente, na próxima vez que for regar, um pouco de farinha de peixe, para estimular o novo crescimento.
Leia mais em:

Algumas ervas para temperos e chás


• Alecrim: de aroma fresco, que lembro o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.

• Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

 • Coentro (em grãos ou moído): A semente inteira é usada no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, lingüiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.

 • Endro (Dill): Indispensável no preparo de peixes, molhos, salada de batatas, marinados, pickles, carnes, sopas, pães, massas, queijos e compotas.

 • Erva Doce: Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.

 • Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

 • Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

 • Manjerona: de sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido.

 • Orégano (ao natural ou seco): Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

 • Salsa: Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratár.

 • Sálvia: Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.

 • Segurelha: Aromática e picante, pode ser usada sozinha ou em combinação com outras ervas em recheios para carnes, peixes ou aves, pratos com ovos, molhos, sopas, e feijões
 • Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.

Fomte:


CURCUMA: apenas uma colher de chá de curcuma por dia é suficiente para deixar os alimentos mais saudáveis. A raiz possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue e previne contra artrite e alergias. Além disso, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, detectaram que a curcuma também é capaz de defender o sistema nervoso dos males causados pelo Parkinson e pelo Alzheimer

Conhecida também como curcuma, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, esta planta herbácea é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. Sua característica principal é como digestivo e ativador da função hepática.

Cultivo e características:

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada.


Cúrcuma: veja as  imagens


Faça o seu Jardim ecológico


Nenhum comentário :

Postar um comentário