VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Chimarrão: o ritual que faz bem à saúde

Leia AQUI

16 de julho de 2012

Chimarrão: o ritual que faz bem à saúde

Estudos revelam que o chimarrão que a erva mate faz bem para o coração, diminui o colesterol e os triglicerídeos. Nossos antepassados já sabiam disso. E o chimarrão era tomado em uma forma de ritual. Até a escolha da cuia e da bomba é importante. A cuia é feita de porongo. Pesquisei e descobri que existem diversos tipos de porongos, mas o ideal, segundo alguns, é o porongo doce de casco grosso. 
Você também deve saber que para usar a cuia pela primeira vez ela deve passar por um processo para fechar os seus poros, impedindo que bactérias e fungos se fixem nela. 
Veja o que descobri em minha pesquisa, pois não tomo chimarrão ou mate. Não gosto de nada quente – nem mesmo sopa, no inverno – e tenho nojo de sugar na mesma bomba que diversas pessoas. Deve ser algum trauma de infância, algo que ouvi ou vi e não lembro. 
Médicos aconselham a evitar bebidas muito quentes, pois podem causar o câncer do exôfago. 

Se você  não gosta de tomar chimarrão, pode tomar o chá. 
Saiba que a erva também pode ser usada como creme hidratante, para retardar o envelhecimento da pele. 

Pesquisas científicas recentes efetuadas pelo Laboratório Eddy de New York, determinou o seguinte teor de vitaminas, no mate:

º Vitamina A (sob forma de beta carotene) 2.200 U.I.
º Vitamina B1 57 U.I.
º Vitamina B2 (unidades) Sherman Bourquin 69g
º Vitamina C 142 U.I.

Matear com excelência 
Ao adquirir uma cuia nova é preciso curtí-la por, no mínimo, três dias, ato que é conhecido como curar uma cuia. Deve-se enche-la de erva-mate pura ou misturada com cinza vegetal e água quente, mantendo o pirão sempre úmido, impregnando, assim, o gosto da erva em suas paredes. A cinza é utilizada para dar maior resistência ao porongo. 
Passando o tempo, retira-se a erva-mate da cuia com uma colher para eliminar os restos de erva. Basta enxaguá-la com água quente e estará pronta para ser usada. O mate se cura cevando, ou seja, quanto mais vezes é tomado, melhores serão os mates. 

Preparando um bom chimarrão 

Para se preparar um bom chimarrão não há muitos segredos, é simples, porém deve ser feito com muito jeito. 
São apenas 5 passos, que consistem em: 

› Primeiro passo: Encha a cuia até 3/4 do seu volume com erva mate. 
› Segundo Passo: feche a boca da cuia com a mão e coloque-a na posição horizontal.
› Terceiro Passo: levante a cuia lentamente adicionando água morna (60oC) em quantidade suficiente para deixar a erva armada na posição inclinada. Deixe-a descansar por 3 minutos. 
› Quarto Passo: feche o bocal da bomba com o polegar inserindo-a na cuia e apoiando-a contra a borda da mesma. Atenção para não colocar sobre a erva. 
› Quinto Passo: adicione água quente (80oC) no espaço vazio próximo a bomba enchendo a cuia (sem cobrir completamente a erva). Beba até que a água tenha terminado e volte a encher a cuia e assim por diante. Não mova a bomba e continue usando a mesma erva até sentir que ela perdeu o gosto. 

Aprenda a fazer AQUI 

Há todo um ritual nas rodas de chimarrão, a começar pela entrega da cuia, foi o que descobri no sítio http://www.vivernocampo.com.br/tradicoes/chimarrao2.htm

A entrega da cuia e o recebimento do mate deve ser feito com a mão direita. 

Enchendo o mate - Pega-se a cuia com a mão esquerda e o recipiente com a direita. Após, acomoda-se o recipiente e se troca a cuia de mão para matear ou oferecer o mate. seguindo-se, sempre, pelo lado direito, o lado de laçar. O sentido da volta na roda de mate deverá partir pela direita do cevador ou enchedor de mate. 
A água para preparar o mate - A temperatura nunca deve estar muito quente, pois pode queimar a erva, dando um gosto desagradável ao mate e lavando-o rapidamente. 
O pialador de mate - É o indivíduo que, chegando numa roda de mate, posiciona-se à frente da pessoa que está mateando e à esquerda na mão da roda. O correto é ficar antes do mateador, sempre a sua direita. 
A água do mate - A água nuncadeverá ser fervida, pela perda de oxigênio, transmitindo um sabor diferente ao mateador. O ideal é quando a água apenas chia. 
Cevar com cachaça - Quando as pessoas fecham um mate (ato de prepará-lo), costumam, em lugar de água para inchar a erva, colocar cachaça, pois ela fixa por mais tempo a fortidão da erva-mate, sem deixar o gosto do álcool. Uma vez inchada a erva, cospe-se fora a infusão até roncar bem a cuia, esgotando-se completamente o líquido. 
Só o cevador pode mexer no mate - A menos que se obtenha licença, só o cevador deve arrumar o mate, considerando-se falta de respeito mexer sem permissão. Podemos, isto sim, ao devolver a cuia, avisá-lo do problema. 
Em roda de mate - É comum, após o primeiro mate, que sempre é do iniciar a rodaa pelo mais velho ou por alguém a quem se queira homenagear. 
O primeiro mate - Todo aquele que fecha um mate deve tomá-lo primeiro em presença do parceiro ou na roda de mate. Este fato se tornou tradicional devido a épocas em que o mate serviu de veículo para envenenamentos. Por isso, o ato do mateador tomar o primeiro indica que o mate está em condições de ser tomado. Há a lenda jesuíta, que atribuía valores afrodisíacos ao mate. Para evitar que os índios passassem a maior parte do dia mateando, tentando afastá-los do hábito, criaram o mito entre os silvícolas cristianizados que Anhangá Pitã (diabo) estava dentro do mate. 
Roncar a cuia - Uma vez servido o mate, deve ser tomado todo, até esgotá-lo, fazendo roncar a cuia. 

Os dez mandamentos do chimarrão 

1) Não peças açúcar no mate 
2) Não digas que o chimarrão é anti-higiênico 
3) Não digas que o mate está quente demais 
4) Não deixes um mate pela metade 
5) Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate 
6) Não mexas na bomba 
7) Não alteres a ordem em que o mate é servido 
8) Não "durmas" com a cuia na mão 
9) Não condenes o dono da casa por tomar o 1º mate 
10) Não digas que chimarrão dá câncer na garganta 


Tome o chimarrão, porem elimine o cigarro!



2 comentários :

  1. Amei teu blog meu nome é Ivone vim conhecer e avisar que tem selinho no meu blog pra ti. http://alves-artesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivone,

    estive visitando o teu blog e vou postar as perguntas. Mas sou um pouco "lenta".

    E o selinho também.

    Obrigada por ter me escolhido. Fiquei muito feliz!

    Abraços

    ResponderExcluir