VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Hoje vou falar sobre Dálias

Leia AQUI

28 de junho de 2012

Hoje vou falar sobre Dálias

essas lindas flores que minha mãe plantava em nosso jardim.


Flor amarela

Olha
a janela
da bela
Arabela.

Que flor
é aquela
que Arabela
molha?

É uma flor amarela.

Cecília Meireles


As Dálias  do meu jardim

No final da tarde, quando o sol estava "indo lá pra baixo" - era assim que eu pensava - minha mãe tirava água do poço, em um grande balde e colocava água em um regador pequeno, para que eu pudesse também regar as flores.  Encontrei algumas imagens que lembram as dálias que tínhamos.


Essa flor
é originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madri encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado. 
Foi o botânico sueco A. Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Foi a imigração holandesa que contribuiu muito para a propagação desta flor no Brasil
Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink). São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.
fonte: Wikipedia



São lindas, não?




Depois eu brincava com Bocas de leão

São flores que lembram um focinho de felino, daí o seu nome popular. Apertando atrás dela, a flor abre como se fosse uma boca. Tinham um líquido docinho e  gostoso, que eu chupava, às vezes.



2 comentários :

  1. Procurei teu sobrenome e não vi, tu és Schmitz?
    Adorei as poesias sou fã da Cecilia Meireles.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    também sou Schmitz.

    Quando li "A flor amarela", lembei que quando pequena também molhava várias!

    ResponderExcluir