VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: A terra em flor

Leia AQUI

3 de maio de 2012

A terra em flor

Era assim que eu via o meu pequeno mundo: todo em flor.

Minha mãe e minhas tias sempre diziam que “a Terra é vida”.  Encontrei este poema que retrata bem o que eu ouvia quando pequena.


O Cântico da Terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Cora Coralina


E o meu mundinho era enfeitado com flores em carretas velhas...

que, quando novas, foram puxadas por bois.

Nos carrinhos, ou carroças, ou mesmo nas rodas das carroças eram plantadas flores, mas também ervas aromáticas, usadas para fazer chá.




Nos potes de barro colocava-se água do poço para que se conservasse fresquinha. Quando envelheciam seu destino, quase sempre, era o jardim onde se plantava flores. 

Panela velha, roda de carroça, barril velho ou as tinas eram usadas para plantar flores. A roupa era lavada nas tinas. A tina era feita com um barril cortado ao meio.

O barril, depois de velho, era transformado em vaso.


"De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor."



Eu, pequenina, elevava meus olhos acima do portão e tentava descobrir o que ia alem do horizonte e o que me reservava o futuro...

...não imaginava que veria flores plantadas em pneus.

(Imagens da Web)

Nenhum comentário :

Postar um comentário