VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Ovos preciosos e com surpresas

Leia AQUI

29 de maio de 2012

Ovos preciosos e com surpresas



Sempre gostei de ovos para comer e brincar. Tentava colocá-los em pé. Preciso confessar que jamais consegui. Somente os cozidos, hehehe. Lembro que, quando criança, vi alguns ovos imitando peças em ouro, que achava lindos. Recentemente li sobre os Ovos Fabergé , e pareceu corresponder às imagens que tenho da minha infância. Entretanto, acredito que aquelas eram imitações. 


Amanhã é comemorado o aniversário de nascimento Peter Carl Fabergé, que confeccionava ovos em ouro, com surpresas dentro deles. Hoje, o Kinder Ovo, de origem italiana (apareceu pela primeira vez em 1974) -,  agrada a criançada por ser de chocolate e  pelos brinquedos que esconde dentro dele.

Peter Carl Fabergé (30 de maio, 1846  24 de setembro, 1920), foi um joalheiro russo.
Seu nome de batismo era Karl Gustavovich Fabergé. Especializou-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais. Actualmente é mais conhecido pelos seus famosos ovos de páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé realizados para a família imperial russa, e que os czares Alexandre III e Nicolau II ofereciam anualmente aos seus familiares.
Os Ovos Fabergé são obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia. Os ovos, cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, escondiam surpresas e miniaturas encomendados e oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial. Disputados por colecionadores em todo o mundo, os famosos ovos de Páscoa criados pelo joalheiro russo são admirados pela perfeição e considerados expoentes da arte joalheira.
História
Fabergé e seus ourives desenharam e construíram o primeiro ovo em 1885. Ele foi encomendado pelo czar Alexandre III como um presente de Páscoa para sua esposa Maria Feodorovna. Exteriormente ele parecia um simples ovo de ouro esmaltado, mas ao abri-lo, revelava-se uma gema de ouro, que dentro de si possuía uma galinha, que por sua vez continha um pingente de rubi e uma réplica em diamante da coroa imperial. Tais características lembram os bonecos matrioska.
imperatriz Maria ficou tão impressionada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergué como o "fornecedor da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. Seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava sua esposa, Alexandra Feodorovna.
Cinquenta ovos imperiais foram produzidos para os czares Alexandre III e Nicolau II, ademais, outras dessas jóias também foram encomendadas por membros da nobreza.
Assim que um tema era escolhido, uma equipe de artesãos - dentre os quais Michael Perkhin, Henrik Wigström e Erik August Kollin - começava a trabalhar no projeto. Dezenas de clientes particulares apareceram com fama despertada pelos ovos imperiais.
Materiais
Os materiais utilizados por Fabergé incluíam os metais  prataourocobreníquelpaládio e platina que eram combinados em proporções variadas a fim de produzirem diversas cores. Além de utilizar a técnica de esmaltagem plique-à-jour assim como pedras preciosas comorubiquartzodiamantejadeágata.
Galinha (ovo Fabergé)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Galinha foi o primeiro dos ovos de páscoa criados pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé. Sua produção deve-se a uma encomenda feira pelo czar Alexandre III para presentear sua esposa, Maria Feodorovna.



Nenhum comentário :

Postar um comentário