VOTO CONSCIENTE Cheiros do campo nas receitas da vovó: Doce de leite granulado

Leia AQUI

13 de abril de 2011

Doce de leite granulado

Doce de leite e Flan

Na minha infância  o leite era carregado em uma carroça em grandes tonéis e o leiteiro entregava o leite na casa dos fregueses. Minhas tias e minha mãe não tinham geladeira e, as vezes, o leite “azedava”.  Eu ficava super feliz, pois sabia que teria “doce de leite”.
 No leite coalhado era colocado açúcar cristal, cravo e canela. Era fervido, sem mexer, até ficar no ponto. Eu adorava comer aquelas bolinhas em meio ao soro docinho. Minha tia não colocava ovos, como indicam algumas receitas.
Atualmente acho mais difícil fazer doce de leite e confesso que nunca acertei. O leite pasteurizado não forma as mesmas "bolas".
Mas vou colocar aqui a receita que minhas amigas me ensinaram.
Se alguém souber fazer de outra  forma, pode postar nos comentários do Blog ou enviar por e-mail, com o nome, para que eu possa postar com os créditos.

  Doce de leite granulado ( pasteurizado)

1 litro de leite
700 g de açúcar refinado
Suco de 3 limões taiti
Cravos a gosto

Modo de preparo

Coloque o leite, o açúcar e o suco dos limões em uma panela alta e leve a fogo.
Não mexa os ingredientes. Deixe apenas ferver, e depois abaixe o fogo.
Ferva até que os gomos se formem e atinja a coloração desejada (branquinho ou escurinho)
Você pode acrescentar algumas colheres de leite em pó, para ficar mais granulado.

Origem  do  Doce de leite
O doce de leite é um doce tradicional de vários países da América Latina. Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar, mas também pode ser obtido cozinhando leite condensado por várias horas ou por cerca de 40 a 60 minutos em panela de pressão.
Ele é usado em balas e outras comidas doces, como bolos, biscoitos ou sorvete. Em alguns lugares, é comido espalhado em torradas. Também é famoso sua utilização para a preparação de churros.
Flan ou pudim de leite é uma sobremesa mexicana, brasileira e espanhola popular, similar aocrème caramel inglês. É cozido freqüentemente em banho-maria, com a sua calda de caramelona camada inferior. Quando pronto, o molde é invertido, cobrindo-se o flan com a calda.
Em Portugal é, também, vulgarmente designado por "pudim de ovos", ainda que seja vulgar a sua preparação por métodos menos tradicionais, como a utilização de preparados industriais - fazendo-se, neste caso, a distinção entre estes e o flan caseiro (feito realmente com ovos).

Índice
·         1 Origem
·         2 Variações regionais
·         3 Outros nomes
·         4 Ligações externas

Nenhum comentário :

Postar um comentário